Destaques
SÉRIE II e-Meetings MetroGov3C
O Problema Metropolitano
A Metrópole em Casa #6
Lima + Cidade do México
Com a participação de: Luis Bonifaz - Universidad del Pacífico, Lima, Perú; Francisco Islas - Universidad Anáhuac, Ciuidad de México, México. Moderação: Jorge Gonçalves - IST, Lisboa.
Evento online
Links disponíveis aqui --»

INQUÉRITO
IMPACTO-RESPOSTA À COVID-19 NA AML
Na sequência do difícil contexto social, económico e sanitário em que vivemos, tornou-se imperativo conhecer o impacto sentido e as respostas encontradas até agora pelas várias organizações, designadamente públicas – como municípios, empresas municipais ou Juntas de Freguesia, assim como os demais organismos da sociedade civil presentes na Área Metropolitana de Lisboa (AML).
Apelamos à sua colaboração, acreditando que os resultados deste levantamento poderão trazer contributos importantes não só para a compreensão das dificuldades sentidas por quem está à frente dos territórios e comunidades locais, mas também da forma como se organizaram para lhes fazer frente.
Inquérito disponível aqui ou em https://forms.gle/9bsaBG1hrHb2Ej5FA.
DISSEMINAÇÃO DAS TAREFAS | COMUNICAÇÕES EM CONFERÊNCIAS | PUBLICAÇÕES | OPINIÃO (RECORTES IMPRENSA / COVID19)
A METRÓPOLE EM CASA
e-Meetings MetroGov3C - SÉRIE I - A Metrópole Pós-Covid19
ZOOM Meetings Streaming via Youtube Live
Para onde quer que olhemos só vemos apelos à mudança. Seja na alteração dos padrões de consumo, na reorganização das cidades e metrópoles, na forma como nos movemos no quotidiano ou no modo como devíamos usufruir os espaços livres.
É menos frequente a referência a uma reconstrução social onde se possam corrigir as debilidades que fizeram (e fazem) sempre dos mais frágeis de entre nós as maiores vítimas desta e de outras “pandemias”. Mas é evidente que esse é igualmente um tópico incontornável na discussão alargada sobre o “nosso futuro comum” que agora se está a iniciar.
As crises profundas não devem ser desperdiçadas no que podem oferecer para um recomeço descontaminado do que nos perturbava (muitas vezes sem que o percebêssemos), permitindo-nos pôr em prática ideias, sonhos ou teorias, sejam as pessoais ou as que apenas circulavam em meios restritos e herméticos.
É com entusiasmo que o projeto MetroGov3C pretende alimentar esta corrente trazendo-nos as utopias, mas também, infelizmente, as distopias que hoje se discutem em cidades e metrópoles do mundo, vistas por quem as sente e vive. A “Metrópole em Casa” fará sentirmo-nos, ainda mais, cidadãos do mundo.
A série e-meetings MetroGov3C – A Metrópole no pós-Covid-19 (via Youtube) - que já colocou em diálogo as cidades de São Paulo e Porto, Nova Iorque e Istambul e Barcelona e Lisboa, onde os convidados tiveram a oportunidade de partilhar connosco, como se de uma conversa à volta de uma mesa se tratasse, as mudanças que se operaram nas suas cidades, como funcionou (ou não) esta governança de emergência ou que sinais podemos já detectar sobre o que será o (nosso) destino metropolitano.
e-Meetings MetroGov3C - SÉRIE II - O problema metropolitano
Na sequência de mais um confinamento o projeto MetroGov3C, em colaboração com diversos parceiros internacionais, deu início no dia 12 de fevereiro à 2ª temporada de e-Meetings dedicados à discussão dos problemas e desafios de diferentes metrópoles do mundo.
As sessões decorrerão todas as sextas-feiras em formato digital.
Notícias
Projeto
O projeto de investigação MetroGov3c | Governança na Área Metropolitana de Lisboa num contexto de conflito, competição e cooperação resulta da convicção de que há uma necessidade de repensar as estruturas e processos de coordenação territorial de estratégias e políticas para a escala Metropolitana de Lisboa. Como tem sido evidente é premente aprofundar a investigação nesta área pelo insucesso dos múltiplos projetos já formulados antes, pela formação de novas constelações de atores e pelo surgimento de novos desafios societais (envelhecimento, alterações climáticas, e-government, crise económica, entre outros). Considera-se por isso essencial uma nova abordagem de base científica para formalização de respostas adequadas face aos novos contextos político-institucionais e económico-financeiros de Portugal. ...
Objetivos
O projeto MetroGov3c pretende fazer face ao desafio do enfraquecimento institucional no contexto metropolitano, procurando contribuir para a eficácia das políticas públicas à escala metropolitana, e também nas escalas mais locais, bem como para uma gestão eficiente da escassez de recursos que as sociedades enfrentam hoje.
O projeto está estruturado de acordo com 6 objetivos principais, organizados de acordo com as três dimensões temporais: passado, presente e futuro.
MetroGov3c
QUESTÕES FUNDAMENTAIS
MetroGov3c
6 OBJETIVOS:
| organizados de acordo com as três dimensões temporais |