Destaques

DISSEMINAÇÃO 

DISSEMINAÇÃO DAS TAREFAS | COMUNICAÇÕES EM CONFERÊNCIAS | PUBLICAÇÕES | OPINIÃO (RECORTES IMPRENSA / COVID19)

Consulte as novidades neste separador que reúne os outputs do projeto e envolva-se!

Participe nas nossas sessões de discussão e divulgação, anunciadas aqui e nas redes habituais Facebook e Youtube.

TASKS

LER MAIS

COMUNICAÇÕES

LER MAIS

PUBLICAÇÕES

LER MAIS

OPINIÃO

LER MAIS

A METRÓPOLE EM CASA 

e-Meetings MetroGov3C - SÉRIE I - A Metrópole Pós-Covid19

ZOOM Meetings Streaming via Youtube Live

Para onde quer que olhemos só vemos apelos à mudança. Seja na alteração dos padrões de consumo, na reorganização das cidades e metrópoles, na forma como nos movemos no quotidiano ou no modo como devíamos usufruir os espaços livres.

 

É menos frequente a referência a uma reconstrução social onde se possam corrigir as debilidades que fizeram (e fazem) sempre dos mais frágeis de entre nós as maiores vítimas desta e de outras “pandemias”. Mas é evidente que esse é igualmente um tópico incontornável na discussão alargada sobre o “nosso futuro comum” que agora se está a iniciar.

As crises profundas não devem ser desperdiçadas no que podem oferecer para um recomeço descontaminado do que nos perturbava (muitas vezes sem que o percebêssemos), permitindo-nos pôr em prática ideias, sonhos ou teorias, sejam as pessoais ou as que apenas circulavam em meios restritos e herméticos.

 

É com entusiasmo que o projeto MetroGov3C pretende alimentar esta corrente trazendo-nos as utopias, mas também, infelizmente, as distopias que hoje se discutem em cidades e metrópoles do mundo, vistas por quem as sente e vive. A “Metrópole em Casa” fará sentirmo-nos, ainda mais, cidadãos do mundo.

 

A série e-meetings MetroGov3C – A Metrópole no pós-Covid-19 (via Youtube) - que já colocou em diálogo as cidades de São Paulo e Porto, Nova Iorque e Istambul e Barcelona e Lisboa, onde os convidados tiveram a oportunidade de partilhar connosco, como se de uma conversa à volta de uma mesa se tratasse, as mudanças que se operaram nas suas cidades, como funcionou (ou não) esta governança de emergência ou que sinais podemos já detectar sobre o que será o (nosso) destino metropolitano.

SESSÃO #1 - DIA 2 DE JUNHO

++ LINK DE ACESSO: https://youtu.be/watWL8IVOYw

SESSÃO #2 - DIA 9 DE JUNHO

++ LINK DE ACESSO: https://youtu.be/SYAhLa4evkE

SESSÃO #3 - DIA 16 DE JUNHO

++ LINK DE ACESSO: https://youtu.be/6LS_7OtlJRY

 

Notícias

Decorreu no dia 11 de Novembro 2019 a 1ª Conferência MetroGov3C,  no Auditório Casa das Histórias - Paula Rego, em Cascais.

O MetroGov3C promoveu mais uma Sessão Aberta, no dia 24 de Setembro, com a oradora convidada Professora Margarida Pereira (FCSH UNL), sobre as questões da gestão do território metropolitano.

Decorrido o primeiro ano do projeto, o MetroGov3C esteve presente em 5 conferências internacionais e 3 nacionais, num total de 10 comunicações de divulgação de outputs do projeto.

 

Projeto


O projeto de investigação MetroGov3c | Governança na Área Metropolitana de Lisboa num contexto de conflito, competição e cooperação resulta da convicção de que há uma necessidade de repensar as estruturas e processos de coordenação territorial de estratégias e políticas para a escala Metropolitana de Lisboa. Como tem sido evidente é premente aprofundar a investigação nesta área pelo insucesso dos múltiplos projetos já formulados antes, pela formação de novas constelações de atores e pelo surgimento de novos desafios societais (envelhecimento, alterações climáticas, e-government, crise económica, entre outros). Considera-se por isso essencial uma nova abordagem de base científica para formalização de respostas adequadas face aos novos contextos político-institucionais e económico-financeiros de Portugal. ...

 
 

Objetivos

 

O projeto MetroGov3c pretende fazer face ao desafio do enfraquecimento institucional no contexto metropolitano, procurando contribuir para a eficácia das políticas públicas à escala metropolitana, e também nas escalas mais locais, bem como para uma gestão eficiente da escassez de recursos que as sociedades enfrentam hoje.

O projeto está estruturado de acordo com 6 objetivos principais, organizados de acordo com as três dimensões temporais: passado, presente e futuro.

 
 
 

MetroGov3c

QUESTÕES FUNDAMENTAIS

MetroGov3c

6 OBJETIVOS:

 | organizados de acordo com as três dimensões temporais |

Questões Metodológicas

Para a definição da metodologia do projeto, o Metrogov3c questiona ...

Passado

Tarefa 1: Revisão Bibliográfica

Tarefa 2: Avaliação dos modelos de governação na AML

Presente

Tarefa 3: Levantamento e avaliação dos modelos de governação metropolitana do sul da Europa

Tarefa 4: Entender a governação metropolitana em Lisboa - hoje

Futuro

Tarefa 5: Cenários de governação para a AML

Tarefa 6: Orientações e recomendações para a governação metropolitana

    Contacte-nos  

 
  • Facebook
  • YouTube

Financiamento:

Entidades:

© 2019 by MetroGov3C

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now